COMO FICA A CABEÇA DOS IDOSOS EM TEMPOS DE COVID-19 E ISOLAMENTO SOCIAL

Em primeiro lugar, é preciso expandir o foco. Sabemos que a informação é uma das ferramentas essenciais para combater o novo coronavírus. Sendo assim, assistir aos noticiários é importante para se manter a par da situação. Entretanto, evite ficar concentrado única e exclusivamente nas notícias relacionadas à Covid-19.

Procure assistir a filmes, ler livros… Destine apenas um momento do seu dia para atualização do que acontece no mundo externo. Não se consuma, apenas cuide-se!

Segundo conselho: mantenha-se ativo. Prepare suas receitas na cozinha, aprenda e arrisque novos pratos. E não deixe de fazer exercícios dentro de casa, de acordo com suas possibilidades e limitações físicas. Caminhe, sente, levante… mude de posição! Evite ficar sentado ou deitado o dia todo, quando possível.

Terceiro: vamos usar a tecnologia a nosso favor. Distanciamento e isolamento social não têm que significar solidão. Faça contato com os familiares e amigos por meio de chamadas de vídeo ou das redes sociais. Marque conversas, reuniões em grupo. Aproveite a tecnologia para estar conectado com aqueles que você ama. E, claro, lance mão do bom e velho telefone, seja ele fixo ou móvel.

Para os idosos, precisamos passar uma mensagem em particular: aceite ajuda. Muita gente se dispõe a auxiliar os mais velhos no período de confinamento. Aceite esse suporte em seu entorno e comunidade para que alguém lhe faça e traga as compras do mercado e da farmácia, por exemplo. E não deixe de utilizar os serviços de delivery.

Cuidar de quem se ama, #IssoéCACSS