Um remédio para diabetes alcança resultados inéditos contra obesidade

A semaglutida foi criada originalmente para tratar o diabetes. Mas um estudo clínico rigoroso indica que o remédio do laboratório Novo Nordisk seria o mais potente contra a obesidade. Na pesquisa, ele levou à perda de, em média, 15% do peso dos voluntários, uma taxa que até o momento não havia sido alcançada por nenhuma outra droga.

Como a semaglutida emagrece

O endocrinologista Rodrigo Moreira, vice-presidente do departamento de Diabetes da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbem), conta que, quando comemos alguma coisa, nosso organismo produz uma substância chamada GLP-1.

Essa molécula possui três importantes funções: melhorar a secreção de insulina no pâncreas, induzir o estômago a esvaziar maais devagar e controlar as sensações de fome e saciedade no cérebro.

Com os tais análogos de GLP-1, a sensação de saciedade e estômago cheio perduraria, resultando em menos calorias ingeridas. E a semaglutida faz parte dessa turma, junto com a sibutramina e a liraglutida, que já são aprovadas para uso contra a obesidade no Brasil.

Te informar, #IssoéCACSS