Trombose: o que é, sintomas, causas e tratamento

O que é trombose?

A trombose é a formação de um coágulo no sangue (trombo) que obstrui ou dificulta a circulação de um vaso sanguíneo qualquer. A depender do local afetado e da extensão do quadro, os sintomas variam. Eles envolvem inchaço, vermelhidão, limitações de movimento, dor etc. Às vezes, um desses coágulos se desprende e viaja pelo corpo, podendo causar tromboembolismo pulmonar ou um AVC.

Diagnóstico de trombose e exames

Além do exame físico, pode se utilizar exames como o ecodoppler vascular ou o duplex de scan, que é um ultrassom dos vasos sanguíneos.

Trombose tem cura? Conheça o tratamento

O trombo em si pode ser dissolvido ou retirado com remédios, cirurgias e outras tecnologias. Ou o próprio vaso afetado é eliminado de uma forma ou de outra. Isso alivia ou mesmo resolve os sintomas — então, sob essa perspectiva, daria para pensar em cura.

No entanto, a pessoa precisará manter cuidados a vida toda para não voltar a sofrer com a trombose, ou para minimizar suas consequências.

O tratamento depende do tipo de trombose e da gravidade do quadro. Se for a venosa, podem ser usados medicamentos anticoagulantes, meias elásticas para compressão das pernas e remédios que facilitam o retorno do sangue para o coração.

Te informar, #IssoéCACSS