MELHOR HORA PARA TOMAR REMÉDIO CONTRA HIPERTENSÃO É À NOITE, DIZ ESTUDO

Tomar o remédio para pressão alta à noite, logo antes de ir para a cama, pode evitar problemas cardiovasculares graves, a exemplo de infarto e AVC. É o que aponta um estudo espanhol feito com quase 20 mil hipertensos, publicado recentemente no periódico European Heart Journal, da Sociedade Europeia de Cardiologia.

Atualmente, o horário do remédio não é incluído nas diretrizes para cardiologistas. “A ingestão matinal é a recomendação mais comum dos médicos, baseada num objetivo incorreto de reduzir os níveis matinais de pressão”, declarou, em comunicado à imprensa, Ramón C. Hermida, diretor do laboratório de cronobiologia da Universidade de Vigo, na Espanha, e um dos autores do trabalho.

A pesquisa também mostrou que outros parâmetros que interferem na saúde das artérias foram controlados com mais eficácia ao engolir as pílulas à noite. Os níveis de LDL, chamado de colesterol “ruim”, e de creatinina, molécula que acusa falhas nos rins, ficaram menores. Já as taxas de HDL, o colesterol bom, subiram.

Te informar, #IssoéCACSS