Para muitas pessoas, o fim do ano é um incentivo para ajustes na alimentação, nos treinos e na rotina de vida
A aproximação das férias de fim de ano incentiva muitas pessoas a iniciarem o “projeto verão”. Nessa época, são feitos ajustes na alimentação, nos treinos e na rotina. Mas quando esse projeto é feito sem o acompanhamento de um profissional, os praticantes se tornam mais suscetíveis a cometer erros.
O médico do esporte e nutrólogo Thiago Viana esclarece quais são os três principais erros de quem inicia o projeto verão e como evitá-los.
Erros comuns do Projeto Verão
Dietas restritivas
“As pessoas acabam buscando dietas extremamente restritivas ou seguem modismos nas refeições. Isso faz com que grupos alimentares importantes para a saúde sejam cortados da alimentação. Por exemplo: a redução de calorias de forma drástica. Isso pode gerar deficiências nutricionais, perda de massa muscular e até desaceleração do metabolismo”, aponta o especialista.
Excesso de treino
Praticar treinos em excesso aumenta o risco de contusões como distensões ou tendinites. “Praticar exercícios físicos de forma desordenada e sem acompanhamento profissional pode provocar lesões musculares, articulares e até cardiovasculares”, afirma.
Noite mal dormida
O médico cita a importância de um sono de qualidade e da recuperação como dois fatores fundamentais para a manutenção da saúde física e mental. “Uma noite mal dormida pode prejudicar a produção de hormônios, dificultar a recuperação muscular, aumentar o apetite e sabotar os esforços para perder peso”, explica.
O que fazer para obter resultados positivos?
Ideal manter um déficit calórico controlado, aumentar a ingestão de proteínas, praticar exercícios físicos regularmente, se hidratar de forma adequada e ter uma boa qualidade do sono.
“Inclua uma alimentação natural e equilibrada. O mais importante é escolher um horário que seja compatível com a sua rotina e que garanta consistência nos treinos”, concluiu o Dr. Thiago Viana.
Fonte: metropoles.com